1. Introdução
O presente trabalho se
insere no âmbito das lições de Planificação e Gestão Estratégica, É um
processo complexo que tem como expoente máximo a articulação, equilíbrio e
conjugação dos itens referidos e ainda destes com os recursos disponíveis
(humanos, materiais e financeiros) e com a estrutura e cultura da organização.
Neste
exercício, falaremos do outsourcing, que se traduz por outras palavras na
transferência das actividades conhecidas como actividades meio, e nunca as
actividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada, sendo mais
focada como parceria,
como tradução mais precisa.
1.2. Metodologia
O
caminho optado para a concretização deste trabalho, é a revisão
bibliográfica sobre a Planificação e Gestão Estratégica e sobre desempenho organizacional de modo a enriquecer a discussão sobre
a competitividade das empresas,
somente possível através do recurso ao outsourcing.
Neste caso, faremos uma abordagem de uma forma expositiva e argumentativa.
1.3. Objectivos
1.3.1. Geral:
Analisar a Outsourcing
Estratégico e Desempenho Organizacional.
1.3.2. Específicos:
Discutir as vantagens
do outsourcing;
Indicar os processos a que deve ser aplicado o
Outsourcing.
2. Conceito de Outsourcing
De acordo com a enciclopédia multimedial Wikipédia, Outsourcing
deriva etimologicamente do inglês, "out" que significa "fora" e "source" ou
"sourcing" igual a fonte, para designar a acção que existe por parte
de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligada a ideia de
sub-contratação de serviços.
Outsourcing é
uma forma de acrescentar valor a um negócio convertendo um centro de custos interno num serviço externo através da
subcontratação, permitindo a libertação de recursos da organização e dos gestores para concentrarem a sua atenção nas áreas de negócio de elevada
importância estratégica.
Numa economia actualmente cada vez mais global e
tecnologicamente mais exigente, a competitividade e inovação, mais do que
condições de desenvolvimento, são os factores determinantes do sucesso das
organizações.
Ao procurar o termo outsourcing num dicionário online
surge-nos terceirização (Priberam, 2010). No sentido em que algumas funções no
contexto de uma organização são realizadas por uma entidade externa em vez de
serem cumpridas pelos meios da organização, a definição encontrada está
correcta.
Quando surgiu o termo outsourcing, este era confundido
com a simples subcontratação, focando-se apenas em actividades de baixo valor
acrescentado e afastadas do negócio essencial de cada empresa. Devido ao
aumento da competitividade dos mercados, as empresas foram forçadas a
concentrar os seus melhores recursos no seu negócio vital. Deste modo eram
criadas oportunidades de outsourcing de actividades, funções ou processos tais
como: transporte, armazenamento, frotas, funções financeiras, sistemas
informáticos, etc. (Cunha, 2007/2008)
Segundo Robert Aalders, “o Outsourcing é uma
estratégia que consiste na contratação de fornecedores de serviços eficientes e
especializados para tratar de algumas das funções da organização, tornando-se
estes fornecedores em parceiros de negócio de valor”. (AALDERS, IT Outsourcing -
making it work, s.d., citado em
Cunha, 2007/2008:3)
Este serviço é um conceito que se diferencia de outros
modelos de negócio. Há um prestador de serviços externo (outsourcer) que
substitui os colaboradores do cliente para executar um determinado pacote de
funções de negócio na organização.
3. Vantagens do Outsourcing
O
outsourcing pode ser
avaliado de diferentes perspectivas, posto isto pode dizer-se que do ponto de
vista estratégico é considerado uma estratégia de negócio eficaz que permite
liderar face à concorrência, aumentando a produtividade e rentabilidade.
Do ponto de vista de gestão, o outsourcing usufrui de
colaboradores com melhor preparação e conhecimentos o que prevê que o trabalho
resultante seja de qualidade superior. Por outro lado, os seus colaboradores
ficam mais disponíveis para outros projectos.
Do ponto de vista operacional, este serviço oferece
flexibilidade para ajustar os seus colaboradores e as suas
actividades/projectos de modo a preservar a sua posição no mercado. Permite
também ao detentor deste serviço, manter-se na dianteira do que diz respeito
aos avanços tecnológicos em SO (Sistemas Operativos) que estimulam a sua
eficiência e capacidade de resposta (Duarte).
Em suma, podemos dizer que as principais vantagens dos
outsourcing se traduzem nos seguintes tópicos:
a)
Custos flexíveis (consumos) e previsíveis;
b)
Gestão de Resultados (SLA);
c)
Foco no negócio
- mais receitas, menos custos, mais flexibilidade;
d)
Despesa em tecnologia;
e)
Inovação
Contínua e alinhamento da tecnologia para melhoria do negócio;
f)
Acesso a novas tecnologias, e a especialistas de IT e
negócio;
g)
Contratação de capacidade e resultados;
h)
Melhor rentabilização de recursos;
i)
Custo de oportunidade relativo ao utilizador é muito
importante (SILVA Carlos,
2006:15).
O „Outsourcing TI‟ tem vindo a crescer no mundo empresarial e já é
aplicado num elevado número de empresas. Os defensores desta estratégia sugerem
um conjunto de benefícios apresentados de seguida.
3.1. Focalização na Competência Principal da Empresa
Uma das principais vantagens é o facto de as empresas,
passarem a dedicar os seus esforços e a sua atenção nas competências principais
da empresa, deixando de se preocupar com as Tecnologias de Informação (TI).
Como a TI não é a principal competência da maioria dos negócios, muitas das empresas não sabem gerir
eficientemente os seus departamentos de TI.
3.2. Qualidade de Serviço
O aumento da qualidade do serviço é um facto que se
pode atribuir a este tipo serviço. Tudo isso se deve ao facto do outsourcer ter
um contrato a cumprir o que o leva a desempenhar um maior esforço de modo a
garantir a qualidade no serviço fornecido. Tal já não acontece num ambiente
departamental interno.
3.3. Pessoal de Qualidade e Especializado
A organização prestadora de serviço de outsourcing
fornece colaboradores de qualidade e especializados à empresa que requer o
serviço.
“A Gartner Group num dos seus artigos adverte sobre
pessoal sem educação formal em TI, nem com um mínimo conhecimento de
programação, que tem vindo a seguir carreiras em TI” (CUNHA, 2007/2008:7).
Estas pessoas têm falta de conhecimentos na teoria TI
e nas suas Best Practices, no entanto, devido ao facto deste departamento não
ser a prioridade da empresa e não ter os orçamentos de outros, poderá
facilmente empregá-los numa posição para a qual não estão qualificados.
Numa empresa de Outsourcing existem dos mais variados
tipos de técnicos especializados em diversas matérias que poderão ser
disponibilizados aos seus clientes, “enquanto que num departamento interno
seria prejudicial e dispendioso contratar diferentes tipos de técnicos com
diferentes especializações para questões que poderiam surgir apenas
pontualmente”(CUNHA, 2007/2008:7).
3.4. Flexibilidade no Número de Colaboradores
Com este serviço existe uma grande flexibilidade no
número de trabalhadores. Segundo Griffits “é um dado adquirido que as empresas
terminam, usualmente, os seus grandes projectos com um número excessivo de
pessoal. Novos postos de trabalho surgem posteriormente ao projecto, de modo a
empregar este pessoal, visto ser muito dispendioso para uma empresa o
despedimento de pessoal. Esta irá então ter de suportar este custo acrescido
bem depois do projecto já ter terminado.” (GRIFFITS, s.d., citado por Cunha,
2007/2008:7)
O outsourcer tem a vantagem de poder ter um conjunto
de colaboradores e fazer a sua distribuição de um modo organizado pelos seus
clientes, sabendo que quando o seu trabalho for finalizado, estes retornarão e
poderão ser enviados a outro cliente.
3.5. Melhor Controlo da Gestão de Custos
O outsourcing permite controlar melhor a gestão de
custos, dado que acarreta um regime mais rígido de gestão de custos, que
inclui:
1) Controlo mais rigoroso das despesas em geral, visto
tratar-se de uma empresa externa e com um contrato;
2) Maior visibilidade sobre o verdadeiro custo das TI. O
Outsourcing tende a revelar os custos escondidos das TI.
3) O pessoal do outsourcer só será utilizado quando
necessário, e quando não o for, não será pago. Segundo Anand Barry, gestor de
serviços da Fujitsu, “os recursos flexíveis do outsourcer podem fornecer
serviços que estão disponíveis quando necessários (por exemplo, quando a
empresa se expande ou muda de local) e não custam quando não são necessários”.
(BARRY, s.d., citado por Cunha, 2007/2008: 8).
4) O outsourcer tem de justificar todos os membros da sua
equipa de TI, enquanto que num
departamento interno existem sempre colaboradores a
mais do que é necessário.
3.6. Melhoria na Qualidade de Gestão
O outsourcing estimula a melhoria da qualidade de
gestão nos departamentos de TI. De acordo Anand Barry, “uma auditoria à maioria
dos departamentos de TI iria revelar
que muito poucos definem os serviços a serem
fornecidos, e muito menos medem o seu sucesso no fornecimento destes serviços”.
(BARRY, s.d., citado em Cunha, 2007/2008:8)
O outsourcing admite uma disciplina na definição e
medição de níveis de serviço (SLAs - Service Level Agreement), em que:
Ø
são definidos os serviços a serem disponibilizados;
Ø
são definidas as medidas para esses serviços;
Ø
a informação é coleccionada e reportada;
Ø
a eficiência surge de plataformas de gestão comuns.
Nos departamentos internos de TI, as metodologias
formais de gestão estão muitas das vezes ausentes. Robert Aalders sugere que “a
verdadeira razão desta rejeição é o facto de estes métodos forçarem as unidades
de TI a fazer o seu trabalho apropriadamente, exigir um entendimento das suas
complexidades e introduzir um rigor onde actualmente existe anarquia”. (AALDERS,
2007/2008:8-9)
Este serviço incorpora metodologias, rigor e
disciplina para a gestão dos serviços TI, normalmente já aplicadas, testadas e
normalizadas.
3.7. A Vantagem Competitiva do Outsourcing
Outsourcing
estratégico refere-se a estratégia de transferir
atividades internas das empresas para
fornecedores
externos com o objetivo de liberar recursos como patrimônio, infra-estrutura e
pessoas para que a empresa concentre seus esforços em suas competências
essenciais do negócio, ou simplesmente nas atividades que mais dão retorno.
Desta fora, admite-se que a empresa canalize seus recursos em iniciativas que
demandem vantagem competitiva (Outsourcing Institute e APICS Dictionary).
Esta
prática trata a utilização estratégica de recursos externos, baseado em
contratos de longo prazo, com empresas comprovadamente eficientes e
especializadas, que complementam suas capacidades.
Diz-se
que é uma decisão do tipo estratégica haja visto que contempla um plano bem
elaborado
buscando
considerar, entre os vários critérios de seleção de parceiros, tecnologia
utilizada pelo
fornecedor,
suas tendências e análises de mercado, abrangendo toda uma grande restruturação
da corporação em torno das competências essenciais e de relacionamentos
externos, bem mais do que antigas formas simplesmente baseadas em fatores como
custo e tamanho do fornecedor.
A
evolução do conceito de outsoursing é atualmente um tópico amplamente
discutidos, no entanto este termo possui diversos sentidos, e seu conceito
contemporâneo é comumente confundido com as tradicionais práticas, amplamente
difundidas no país como terceirização ou subcontratação (PIRES, 2000). Para
esse pesquisador, o outsourcing vai além desses conceitos na medida que
significa uma opção por uma relação de parceria ou cumplicidade resultante de
uma decisão estratégica entre dois ou mais membros da cadeia produtiva, sendo
tipicamente abrangente e de difícil reversão. Sua maior diferença com os
conceitos de terceirização ou subcontratação, está no fato de que nesses o relacionamento
é temporário, determinado por contrato de curto prazo, com o significado de
apenas um negócio decorrente de uma decisão operacional restrita e reversível,
que não impacte diretamente na competitividade dos produtos ou serviços
oferecidos pela empresa, de modo a
que eles próprios mantenham a competitividade relativamente aos seus
concorrentes.
4. Tipos de Outsourcing
Entre as áreas passíveis de outsourcing destacam-se as
seguintes
-
Planeamento e estratégia,
- Financeira, jurídica e
administrativa,
- Recursos Humanos,
- Marketing e Vendas,
- Informática e
- Produção e logística (PEREIRA, Vânia M. Paulos, 2010:13).
5. Processos de negócio melhorados
Os Outsourcers:
- Incentivam o desenvolvimento do orçamento gerido
pelo negócio e os gastos de projecto controlados pelo negócio.
- Incentivam também propostas formais de investimento
em tecnologias de informação e providenciam a capacidade de controlar a mudança
resultante;
- Facilitam a gestão efectiva das TI por parte do
negócio, e fornecem informação apropriada e relatórios que garantam que os
gastos, o progresso e os assuntos são visíveis e controláveis.
5.1. O Outsourcer pode ser
Despedido
Outra vantagem é o facto de se poder despedir o
outsourcer enquanto que um Departamento de TI, em principio, não pode ser todo
despedido.
Os clientes podem decidir rescindir o contrato com o
outsourcer a qualquer altura, mas um departamento de TI é final, logo não pode
ser substituído do mesmo modo que um outsourcer
5.2. Processos a que deve ser aplicado o Outsourcing
Os processos a que deve ser aplicado o Outsourcing são
os processos de importância estratégica baixa para o negócio e simultaneamente
de baixo risco. Desta forma, os processos a que o Outsourcing é mais
frequentemente aplicado são a contabilidade, o processamento de salários, a
consultoria económica e financeira, a consultoria estratégica, os serviços de cobrança,
o transporte de mercadorias, a consultoria jurídica, o recrutamento e selecção
de pessoal, a formação, a manutenção de equipamentos, os serviços de limpeza,
as pesquisas de mercado, a publicidade, entre outros.
5.3. Outsourcing Estratégico
Uma das variantes do Outsourcing é o Outsourcing
Estratégico que corresponde à contratação no exterior de uma ou mais fases da cadeia operacional, tais como o design do produto, a investigação e
desenvolvimento, o fabrico de componentes, ou a comercialização dos produtos
através do estabelecimento de relações de cooperação (FORRESTER COLLECTION, 2004:14).
6. Conclusão
Chegando
ao termo do nosso trabalho de pesquisa que teve como tema: outsourcing estratégico. Nele procuramos incidir sobre do processo
outsourcing, isto reflectindo em torno
do gestão da estratégia das novas políticas práticas de planificação de
recursos nas empresas e por fim sobre a cultura organizacional.
Entretanto, sendo o Outsourcing é uma estratégia que consiste na
contratação de fornecedores de serviços eficientes e especializados para tratar
de algumas das funções da organização, tornando-se estes fornecedores em
parceiros de negócio de valor, ela busca a boa forma de como gerir os bens e
serviços numa dada organização, isto para proporcionar um bom ambiente de
trabalho e de competetividade dentro desta mesma organização.
Nesta ordem de ideia, Outsourcing proporciona e
estímula a boa organização nas tecnologias de informação, isto é, algumas
empresas estrategicamente estruturadas, que estão em curto tempo e dinheiro,
como editores start-up de software, aplicar multisourcing - usando tanto interno
e pessoal prestador de serviços - a fim de acelerar o tempo para o lançamento.
Eles contratam uma infinidade de prestadores de serviços de terceirização para
lidar com quase todos os aspectos de um novo projecto, desde a concepção do
produto, para codificação de software, para testes, a localização, e até mesmo
para marketing e vendas.
Deste modo, o sucesso do
outsourcing depende de três fatores – em todos os casos -: nível executivo de
apoio na organização do cliente para a missão de terceirização; comunicação
ampla aos funcionários afetados, e capacidade do cliente para gerenciar seus
prestadores de serviços. Os profissionais terceirizados responsáveis pelo
trabalho de cliente e fornecedor lados precisa de uma combinação de habilidades
em áreas como negociação, comunicação, gestão de projetos, a capacidade de
entender os termos e condições dos contratos e acordos de nível de serviço e,
acima de tudo, a vontade de ser flexível como um negócio precisa de mudanças.
7. Bibliografia
AALDERS, Outsourcing - making
it work, Cunha, 2007/2008.
BARRY, s.d., citado em Cunha, 2007/2008.
DUTRA,
J. S. Competências: Conceitos e
Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo:
Atlas, 2004.
FORRESTER COLLECTION, Offshore Outsourcing: The Complete Guide, Revista de
negocios, 07 de September de 2004.
PONTES,
B. R. Gestão de Profissionais em
Empresas Competitivas: como atrair e reter talentos. São Paulo: LTR,
2001.
PEREIRA, Vânia M. Paulos, Vantagens e/ou
Desvantagens do Outsourcing de Testes Aplicacionais para o Cliente, ISCTE –
IUL, Instituto Universitário de Lisboa, 2010.
Web:
Biblioteca
de Consulta Microsoft® Encarta® 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Reservados
todos los derechos, acessado 14-10-2012,
11:20.
Wikipédia,
a enciclopédia livre, acessado 25-10-2012, 15:00.
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