quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

o progresso na ciência






1. Introdução

A reflexão sobre o progresso na ciência é uma das áreas mais importantes para uma pesquisa epistemológica, pois suscita muito interesse no seio dos aspirantes interessados a uma investigação científica.O avanço científico traz benefícios unicamente para os seres humanos, o único favorecido com os progressos tecnológicos é o homem.
Na idade moderna isto nos séculos XVIII e XIX, o progresso cientifico teve como pioneiros, Descartes,Galileu, Newton. A ciência até os tempo hodiernoprogrediu dum certo modo muito admireavel, mais a base disto está a técnica ou a tecnologia, pois é inaceitável falar do progressno na ciência fora toda tecnologia.
Neste trabalho temos como objectivo tratar do progresso dentro da ciência, nos seus vários aspecto, isto é, o progresso na matemática, na física, na química, na biologia e também nas ciências humanas.
Assim sendo, iremos começar nossa abordagem debruçando a questão do conceito da própria ciência, as diferencias entre ciências nas idades histórica, isto é, ciência antiga e ciência moderna, e por último iremos destacar a questão do progresso na ciência, que é ponto-chave da nossa pesquisa.




2. Conceito da ciência

Antes de debruçarsobre o pregresso cientifico, é preciso antes de tudo definir o conceito do próprio conceito da ciência, assim sendo, a “ciência é uma forma sistematicamente organiza do pensamento objetivo”[1]. E a UNESCO define a ciência como conjunta de conhecimentos organizados sobre os mecanismo de casualidade dos factos observáveis, obtidos através do estudo objectivo dos fenômenos empíricos.  A ciência ocupa-se da objectividade, da homogeneidade, do quantitativo. O marco que deferência aciência com as outras formas, é o facto de ser um método de pensamento e de acção. Historicamente, existe três concepções de ciência ou mesmo de ideias cientificidade,nomeadamente a racionalista, empirista e construtivista.
 A racionalista, onde o modelo de objectividade è matemática, pois para esta concepção a ciência è um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como matemática, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados sem deixar nenhuma duvida.
A empirista, que toma o modelo de objectividade da medicina grega e da historia natural do século XVII, afirma que a ciência è uma interpretação dos factos baseada em observações e experimentos que permite estabelecer induções.
E a construtivista, onde o modelo de objectividade advém da ideia de razão como conhecimento aproximativo, considera a ciência como uma construção de modelos explicativos para realidade e não uma representação da própria realidade.

3. Diferencias entre a ciência antiga e clássica ou moderna

As concepções das ciências nas idades históricas não são idênticas. Assim sendo, a ciência na idade era uma ciência teorética, isto è, contemplava os seres naturais, sem intervir neles por meios da técnica.
A ciência clássica ou moderna nasce a partir duma ideia de intervir na natureza, de conhecê-la para apropriar-se dela, para controla-la e mesmo domina-la. “A ciencia não è apenas contemplação da verdade, mas è, sobretudo o exercício do poderio humano sobre a natureza”[2].

3. Progresso na ciência

No mundo da ciência se verificou grandes duas mudanças, onde a primeira refere a passagem do racionalismo e empirismo ao construtivismo, ou seja, de um idealismo de cientificidade baseado na ideia de que a ciência è uma representação da realidade tal como ela è em si mesma, a um ideal de cientificidade baseado na ideia de que o objecto cientifico è um modelo construído e não uma representação do real.
A segunda outra mudança muito importante refere-se a passagem da ciência antiga que è teorética  e qualitativa à clássica ou moderna que ė tecnológica e quantitativa.
Sendo tempo como uma linha contínua e homogênea, o progresso cientifica sempre estava de par a passo desta linha contínua, apesar na idade medieval não se observar taxativamente este progresso cientifico, pois, alguns pensadores considera a idade media como idade das trevas, onde a ciência ficou estagnada. E na idade moderna a ciência já se tornou inseparável da tecnologia, ou seja, foi grande marco para o progresso na ciência. Através de Francis Bacon, isto no Renascimento, a ciência deixa de ser concebida teórico, mais prática, ou seja, deixa de ser contemplativa e passa a ter uma concepção operativa.
O progresso na ciência tem como objectivoa manutenção da comunidade cientifica como uma fonte contínua de entendimento, crítica, avaliação e acompanhamento de uso de tecnologia. Pois é na base da tecnologia que surgem novas descobertas que vãofacilitaremao conhecimento da própria ciência, por exemplo, o avanço tecnológico possibilitou a revolução industrial.
 Na outra vertente, o progresso na ciência fez com que a ciência se se transformaduma ciência pura para uma ciência aplicada, ou seja, tecnologia. O progresso na ciência é concebido como um processo regulado por rígido código de racionalidade autônomo.
“o progresso, portanto, não é, obra individual, não compete ao individuo decidir sobre o método, técnica ou escolher paradigma que vai trabalhar”[3]. Desde modo o progresso na ciência, pode ser explicado a partir de duas abordagens; a primeira refere o progresso baseada naciência normal, que é sucesso da tarefa do cientista em selecionar fenômenos, problemas, através de técnicas conceituas e instrumentais. Outra abordagem refere o progresso a partir do paradigma, que vai conquistar novas teorias.
Assim sendo, iremos enumerar alguns progressos dentro do mundo da ciência, em particular na idade moderna e contemporânea, isto na matemática, na Física, na Química na Biologia, onde podemos encontrar o progresso na embriologia, bacteriologia, imunologia, anatomia, farmacologia, geologia.
Na biologia assiste-se o progresso da teoria da célula, como ponto essencial para a biologia, isto com RudolfhVirchow[4], foi de também descobrindocélulas-tronco, são células estaminais. Gregor Johann Mendel (1822-1884) que, combinado seus interesses botânicos com seus conhecimentos matemáticos, e depois de um trabalho de cruzamento de ervilhas que durou oito anos, conseguiu descobrir as leis da hereditariedade que levam o seu nome (as leis de Mendel)[5]
Na matemática assistiu-se um progresso muito importante, onde aritmetização da análise progrediu-se para uma logicização da arimética[6]. Este progresso conheceu duas fases, a primeira com a redução dos conceitos fundamentais da análiseinfinitésima ao estudos dos números reais e teve como influenciador UgustinCauchy (1798-1857)[7], e a segunda fase chamada de aritmização de análise, na qual a teoria dos números reais é reconduzida á teoria dos números naturais, esta concepção recebeu notável contribuição de Karl Weierstrass[8]. Mas foi com frege quereduziu o conceito de número natural a uma combinação de conceitos puramente lógico, ou seja, passa-se da artimetização da análise  para a logicilização da aritmética. Também a geometria assiste o seu progresso, onde nasce a geometria não euclidianas.
No século XIX nota-se grandes progresso biológicos, neste caso temos grandes contribuições de Lamarck com sua teoria de hereditariedade das características adquiridas, uso e não uso dos órgãos e a teoria de evolução. Temos também as contribuições de Carles Darwin, com sua teoriaevolucionista, origem das espécie pela seleção natural.
Na física, o progresso foi marcado por duas grandes invenções, isto no século XIX; a invenção da pilha e a interferência de raios luminosos. Também se notou progressão da eletrologia[9] e a ótica, da mecânica., da eletrodinâmica.


4. Conclusão

Chegando átona da presente pesquisa, onde buscou clarificar filosoficamente a questão do progresso na ciência, nas várias vertentes, mais particularmente na idade moderna, pois foi nesta idade que houve o embrião do progresso dentro da ciência.
Concluir-se-áque progresso na ciência é revolucionário, ou seja, o progresso serviu com fonte principal para evolução da ciência. O progresso não se limitou numa só área da ciência, houve progresso na matemática, isto é, rigorização e reduzação, nascimento o nascimento da geometria euclidiana: na física, onde temos o progresso da mecânica; na biologia, encontramos o progresso da teoria evolucionista.Nas ciências humanas e outras ainda.
O progresso na ciência ocorreu pelo facto de ter havido mudanças no conceito filosófico-cientifico da verdade. Desde modo quando os factos trazem mudanças elas levam consigo o progresso das teorias dentro da própria ciência.
Também houve progressos mais recentes em matéria de microfísica, de astrofísica, em matéria de biologia com as descobertas da genética,da biologia molecular e da etologia, mais este progresso só foram possíveis a partir da tecnologia, pois a tecnologia é uma das ferramentas mais importante do progresso na ciência.O progresso científico aumentou o nosso conhecimento do universo tingindo de incerteza o conhecimento do homem.
Num certo ponto podemos concluir ou mesmo afirmar, que como existe um progresso dos conhecimentos, também há um progresso da incerteza, diria mesmo, um progresso da ignorância.






5. Bibliografia

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Àtica, São Paulo, 2005.
BASTOS, Cleverson Leite. Filosofia da ciência. Ed. Vozes, Rio de Janiero, 2008.
REALE, Giovanni – ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol. 5, Ed. Paulus, São Paulo, 2005.
GRANGER, Giles Gaston. Logica e filosofia da ciência. São Paulo. Ed. Querioz. 1979


[1]GRANGER, Giles Gaston. Logica e filosofia da ciência. São Paulo. Ed. Querioz. 1979, Pg. 44.
[2]CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Àtica, São Paulo, 2005, Pg. 222.
[3]BASTOS, Cleverson Leite. Filosofia da ciência. Ed. Vozes, Rio de Janiero, 2008, Pg. 151
[4]Rudolf Ludwig Karl Virchow nasceu em, 13 de outubro de 1821 e morreu, 5 de setembro de 1902 foi um médico e políticoalemão.É considerado o pai da patologia moderna e da medicina social, além de antropólogo e político liberal  e Pensador  Alemão.
[5] REALE, Giovanni – ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol. 5, Ed. Paulus, São Paulo, 2005, Pg. 334.
[6] A aritmética é o ramo da matemática que lida com números e com as operações possíveis entre eles.
[7]Augustin-Louis Cauchy, foi um matemáticofrancês, e um dos fundadores da teoria de grupos finitos. Em análise infinitesimal, criou a noção moderna de continuidade para as funções de variável real ou complexa.
[8] Karl Weierstrass foi um matemáticoalemãoWeierstrass foi um pioneiro da moderna análise matemática e mentor da matemática Sofia VasilyevnaKovalevskaja
[9]eletrologiaé a disciplina que trata das aplicações médicas da eletricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário